top of page
Buscar

A CHINA SERÁ PUNIDA?

  • Foto do escritor: @rafaeliplinsky
    @rafaeliplinsky
  • 16 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

O país que disseminou o vírus por todo o planeta, causando a morte direta de milhões de pessoas, desemprego em massa e fechamento de grande parte do comércio mundial, até o momento, não sofreu nenhuma sanção política ou econômica.

Conforme os registros que a ditadura comunista chinesa tentou esconder a todo custo, a epidemia se iniciou em dezembro de 2019, mas só passou a ser combatida e divulgada em fevereiro de 2020 - cerca de 3 meses depois.


Médicos e cientistas que tentaram alertar o mundo sobre o caso foram acusados de espalhar boatos e fake news, presos, e obrigados a negar a verdade que haviam descoberto.


Blogueiros e jornalistas que publicaram fatos, simplesmente desapareceram.


Foram também destruídas provas e amostras de laboratórios.

Membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) que investigam as origens do coronavírus na China descobriram sinais de que o surto foi muito mais amplo em Wuhan em dezembro de 2019 do que se pensava anteriormente. Agora, estão buscando acesso a centenas de milhares de amostras de sangue de moradores da cidade. Mas a China ainda não permitiu que eles examinassem.

Um especialista da OMS acrescentou que a equipe foi apresentada a 174 casos de coronavírus de Wuhan em dezembro de 2019. Destes, 100 foram confirmados por testes de laboratório e outros 74 por meio de diagnóstico clínico. Mas, segundo ele, é possível que a doença tenha atingido cerca de 1.000 pessoas em Wuhan naquele mês.


A China se recusou a fornecer dados completos à equipe, segundo entrevista concedida por um dos integrantes da missão.

Um estudo feito por cientistas dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, concluiu que o novo coronavírus foi originado naturalmente, através de seleção natural, e não em laboratório, como dizem algumas teorias de conspiração que ganharam força no Brasil nas últimas semanas.


A pesquisa foi publicada na revista Nature Medicine, uma das mais conceituadas do mundo. O estudo contraria, entre outras coisas, uma suposta manipulação do vírus feita pela China.


Porém, isso não deve isentar a China de uma culpa ou responsabilidade por todo o estrago feito no mundo pelo vírus. Mesmo ele tendo surgido de forma natural e se espalhado involuntariamente , a omissão da verdade causou centenas de milhares de mortes, certamente.


O mais curioso é que, até o momento, não ouvi nada sobre isso ser discutido ou levantado pela mídia global ou nacional. E eu duvido que este pensamento seja apenas meu.

Acusações contra o governo chinês provocaram uma pequena crise entre o país asiático e o Brasil. O deputado Eduardo Bolsonaro culpou a China pela pandemia da Covid-19.


O filho do Presidente da República fez uma comparação com o caso de Chernobyl, um desastre nuclear ocorrido sob a autoridade da ditadura soviética.

As acusações contra o país asiático começaram depois que um documento divulgado pelo Partido Comunista da China indicou que Xi Jinping escondeu por duas semanas as infecções pelo novo coronavírus.


O presidente chinês falou publicamente sobre o assunto pela primeira vez em um discurso à nação proferido em 20 de janeiro, sete dias antes do então prefeito de Wuhan renunciar após denúncias de que teria escondido informações sobre o surto.

Commentaires


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2020 por Rafael Iplinsky. 

bottom of page